Sobre a Iniciativa GLOCAL

Tendo por princípio que o processo da globalização é uma oportunidade para o empoderamento local em especial dos territórios mais deprimidos, a Iniciativa GLOCAL foi concebida para contribuir para o desenvolvimento SUSTENTÁVEL do território através do fomento do EMPREENDEDORISMO INOVADOR E SOCIALMENTE RESPONSÁVEL, reforçando a aplicação do conceito de “glocalidade” ao território como forma de promoção da inovação e competitividade local.

A inovação inicia-se com a criatividade ( e esta, aprende-se e treina-se). Criatividade para tomar a vida nas suas mãos, criatividade para poder sonhar, criatividade para ver a realidade por “outros olhos”, criatividade para ver oportunidades onde antes existiam problemas, criatividade para empreender.

Após o processo criativo, vem a inovação ou seja a aplicação da criatividade. Inovação essa, que só chega à prática se houver competência para empreender de forma competente. E para ser competente, nesta ou em qualquer outra profissão, é preciso ter formação. Porque é que se para qualquer profissão é necessário possuir CAP (certificado de aptidão profissional), sendo a profissão “empreender” altamente complexa, autónoma e de elevado risco (financeiro, jurídico e social), existe o hábito em Portugal de criar o próprio negócio/empresa sem qualquer preparação específica? Para empreender com competência (e em consciência) estabelece-se como requisito mínimo a Formação Inicial de Empreendedor.

O culminar é a sustentabilidade. Sustentabilidade do negócio que é ditada pelo mercado, é ditada pelo acolhimento da nova ideia de negócio. Para tal é necessário ter conhecimento de quais as oportunidades de negócio no local, qual o mapa de oportunidades, quais os nichos por ocupar, quais as oportunidades que podem gerar mais riqueza para o empreendedor e para a região. Riqueza essa que deverá ser fixada no local. Fixada e distribuída, pois é essa a responsabilidade social do empreendedor. Desta nova geração de empreendedores que além de socialmente implicados, respeitam o meio ambiente de forma que o desenvolvimento actual não comprometa o desenvolvimento das gerações futuras.

Este é @ empreended@r Glocal! Este é @ empreended@r Premium!