sexta-feira, 9 de abril de 2010

Desempregados ficam sem apoios a fundo perdido - ILE´s acabaram???

Depois das confusões com os apoios à Iniciativas Locais de Emprego por parte de desempregados involuntários em 2008 e 2009: atrasos superiores a 1 ano, análises de viabilidade completamente desadequadas, etc, parece que acabaram mesmo.

Apesar da legislação manter em funcionamento este sistema de incentivos do IEFP, de o próprio IEFP continuar a dar informação de que as candidaturas passaram a serem efectuadas por avisos intermitentes e estarem encerradas desde 3 de Dezembro de 2009 sem qualquer despacho ministerial de suporte.

Em contrapartida, parece que o Programa de Apoio ao Empreendedorismo e à criação do próprio emprego finalmente está em funcionamento ( foi lançado em 4 de Setembro de 2009). Este programa mantem a possibilidade dos desempregados beneficiários de subsidio de desemprego poderem receber antecipadamente as prestações para criação do proprio emprego bem como as linhas de crédito bonificado Micro-investe e Investe+.

A substituição das ILEs por estas linhas de crédito é muito pejurativa pois além dos apoios serem menores ( e não eram assim tantos) dependem exclusivamente da aprovação pelos bancos que como todos sabemos nestes momento não estão nada virados para pequenas iniciativas empresariais locais promovidas por quem não tem recursos/garantias.

1 comentário:

CristinaCoelho disse...

Parece que o IEFP desmentiu a desactivação das ILEs, no entanto a verdade é que:

A verdade é que na preparação do PAECPE no inicio de 2009 se dizia que seria o substituto das ILE´s. Quando a Legislação saiu foi com surpresa que verifiquei a não revogação das ILE´s sendo que na mesma legislação foram revogados os CPE´s (Criação do proprio emprego-recebimento antecipado de prestações de desmprego) e os AC´s ( apoio à criação de postos de trabalho).

A verdade é que as candidaturas às ILE´s encerraram em 3 de dezembro/2009 sem qualquer despacho ministerial.

A verdade é que uns centros de empregos continuam a dar informação sobre as ILEs dizendo que vai abrir em formato de aviso de candidatura sem previsão de data de abertura.

A verdade é que outros centros de emprego estão a informar que as ILE´s já acabaram e agora o que têm é o PAECPE.

A verdade é que até algumas semanas atrás as entidades bancárias protocoladas ainda não tinham em funcionamento o Micro-investe e o Investe+ (nem as agencias sabiam da existencia de tal)...

A verdade é que as ILEs sempre funcionaram bem na nossa região até meados de 2008 e com uma percentagem de sucesso/sustentabilidade das iniciativas enorme

A verdade é que houveram alguns "furos ao sistema" detectados em 2008

A verdade é que os empreendedores que apresentaram candidaturas às ILEs no segundo semestre de 2008 e que abriram as empresas ainda nesse ano ou no seguinte só tiveram resposta no final de 2009 e inicio de 2010

Como podem ver as realidades são muito mais dificeis do que se pensa. Parece à partida que temos muitos apoios ao empreendedorismo e às empresas, mas na verdade eles são muito raros.