quarta-feira, 26 de junho de 2013

Alice in the entrepreneurial land. 10 mitos do empreendedorismo



AS VERDADES:

1 - o empreendedorismo não é uma fenómeno extraordinário. dentro de cada um de nós reside o potencial empreendedor.
2 - de acordo com o método empreendedor, começo com os meios que disponho: Quem eu sou (identidade), o que eu sei (competencias) e quem conheço (contactos). não de uma ideia ficticia ou objetivo bem estabelecido, pelo que não é necessário esperar para começar.
3 - como empreendedor não submeto as minhas acções a uma unica ideia. Pelo contrário, baseado no meu "inventário de meios", utilizo constantemente a minha imaginação em encontrar possiveis objectivos na solução de problemas especificos.
4 - ao contrário de uma expectativa de retorno potencial ( o que eu quero ganhar), defino a minha disponibilidade de perda potencial( quanto estou disposta/o a perder)
5 - não mantenho a minha ideia secreta, mas partilho os meus objetivos e "inventário de meios" com outros. A ideia de negócios é a mais barata, há tantas ideias! O meu inventário de meios é o bem mais valioso no processo empreendedor, por isso..
6 - ... a co-criação traz meios adicionais e permite desenvolver novos objectivos com as ideias partilhadas
7 - É certo que o plano de negócios reduz a incerteza, mas não deve evitar atingir objectivos desejaveis apesar de não estarem planeados.
8 - A sorte é parte do sucesso do empreendedor. mas com o método empreendedor, rodo a "roda da fortuna" mais frequentemente.
9 - Não nascemos empreendedores, mas aprendemos a lidar com a incerteza.
10 - Se consegues co-criar o futuro como empreendedor, não necessitas de o prever.
Se queres saber o que é empreender, não esperes, faz!

Sem comentários: