quinta-feira, 16 de outubro de 2014

PLANO DE AÇÃO PARA A PROMOÇÃO DO EMPREENDEDORISMO NO ALTO TÂMEGA 2014-2020 : WORKSHOP PREPARATÓRIO




A Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, conjuntamente com a ADRAT - Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega e a SPA | Arregaçar as Mangas, realizaram no dia 14 de Outubro, o Workshop Preparatório do Plano de Ação para a Promoção do Empreendedorismo no Alto Tâmega, que decorreu no auditório da ADRAT, em Chaves. A adesão a esta iniciativa foi muito relevante, tendo contado com cerca de 50 entidades participantes.

Os fatores prioritários do próximo quadro assentam no crescimento inteligente, sustentável e inclusivo pelo que o empreendedorismo e o desenvolvimento económico e social de base local são pilares fundamentais desta estratégia comum europeia. Assim, este foi o primeiro passo para capacitar o território para o empreendedorismo, definindo-se uma estrutura estratégica mais adequada para a promoção da iniciativa empresarial e o empreendedorismo, através da criação de redes locais coesas, que nesta fase têm um papel importante na definição do Plano de Ação para o período temporal 2014-2020.



 Os objetivos fundamentes deste Plano de Ação são:

· Estruturar a estratégia mais adequada, especificando os principais projetos e ações a desenvolver que contribuam para promover a iniciativa empresarial e o empreendedorismo no território.

· Desenvolver processos de concertação à escala intermunicipal numa perspetiva plurianual

· Capacitar o território para a promoção do empreendedorismo e dinâmica empresarial numa ótica de desenvolvimento em rede.

· Facilitar a implementação subsequente do programa intermunicipal de empreendedorismo de base local

A próxima atividade será já no próximo dia 21 de Outubro, onde se pretende preparar técnicos para o acolhimento e atendimento ao empreendedor, sendo que as inscrições deverão ser efetuadas até ao próximo dia 16 de Outubro. Trata-se de uma ação de capacitação com duração de 1 dia e haverá uma segunda edição no dia 27 de Outubro, pretendendo-se abranger o máximo de técnico de entidades integradas na rede de apoio local de cada concelho.

Sem comentários: