terça-feira, 26 de julho de 2011

Prémio EDP Empreendedor Sustentável distingue oito projectos



Novos empreendedores redescobrem agricultura e exploram potencial turístico de Trás-os-Montes
Lisboa, 16 de Fevereiro 2011 – A EDP apresenta hoje os vencedores do Prémio EDP Empreendedor Sustentável Sabor 2010. Os oito distinguidos com prémio monetário fazem parte dos 21 projectos que chegaram à fase final desta iniciativa, destinada a apoiar a criação de emprego e a reforçar a dinâmica empresarial na região das barragens do Baixo Sabor, Bemposta e Picote.
Lançada em Junho de 2010, o programa atraiu mais de 100 candidatos a empresários, envolvendo-os em acções de discussão de ideias, formação e orientação na maturação dos respectivos projectos. Para concretizar esta operação, a EDP criou uma parceria com a EEIG GLOOCAL-SPA Consultoria, com as câmaras de Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro e Torre de Moncorvo, os concelhos abrangidos pelas três barragens, contando ainda com o envolvimento de 19 entidades locais.
Para a EDP, este é mais um marco no seu compromisso com desenvolvimento local sustentável. Antes de iniciar os investimentos no reforço e construção das novas barragens, o Grupo quis conhecer as expectativas das comunidades abrangidas, tendo concluído que a melhoria das condições de vida e, em particular, o emprego dominam as preocupações. O Prémio EDP Empreendedor Sustentável é uma das várias acções de empreendedorismo já lançadas pela EDP para responder a esta necessidade.
Ao incentivar o espírito empresarial, criam-se condições para fixação populacional; Potenciam-se recursos naturais, patrimoniais, agrícolas; Cria-se uma oferta de produtos e serviços ajustados às necessidades locais; Capacitam-se pessoas e instituições para que possam aproveitar as oportunidades geradas pelas barragens.

Tendências do empreendedorismo no Nordeste Transmontano

A agricultura e produção animal tal como a agro-indústria, lideraram as tendências de investimento. O turismo e restauração foram o 2º sector identificado como oportunidade de negócio sustentável. Assiste-se a uma nova valorização da agricultura e produtos endógenos, seja pela via da transformação (fumeiro, amêndoa, etc) seja pelo comércio em lojas típicas e em mercados extra-locais, seja ainda pela via do turismo. 
Em termos do perfil do empreendedor, são sobretudo empreendedoras (mais de 55%) com escolaridade elevada e em idade activa (25 aos 45 anos). Cerca 40% dos beneficiários estavam desempregados a usufruir de prestações sociais.
De notar o surgimento de uma nova tipologia de empreendedores não habituais constituída por pessoas reformadas com escolaridade elevada e que finalmente encontram no empreendedorismo a solução para a realização de um sonho, envelhecer activamente e ao mesmo tempo contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade / região.
Os projectos correspondem a micro-empresas, responsáveis pela criação de 54 novos postos de trabalho (média de 2,5 postos de trabalho por empresa) e quase 2 milhões de euros de investimento inicial (média de 95.000 euros de investimento por empresa).
O Programa Prémio EDP Empreendedor Sustentável SABOR 2010 é direccionado ao empreendedorismo local e inclusivo pelo que só são elegíveis para apoio projectos até 300.000 euros de investimento.
Vencedores• Ponto Clínico – Serviços de Saúde
• SoutoGest
• Reino Maravilhoso – Soc. Turística do Nordeste
• Doce & Crocante – Frutos Secos de Trás-os-Montes
• Fumeiro do Picote
• Apidolce
• Sabores da Muralha
• Carnes Tavares
Conheça os novos empreendedores em:
http://www.a-nossa-energia.edp.pt/homepage/index.php ou em www.glocal.eu

Sem comentários: