sexta-feira, 4 de novembro de 2011

agricultura e desenvolvimento sustentável (Alfandega da Fé 3/11/2011) JORNADAS MUNICIPAIS DE EMPREENDEDORISMO E DINAMISMO EMPRESARIAL SABOR 2011


A EDP quer ajudar a criar mais 35 empresas no distrito de Bragança com a segunda edição do prémio Empreendedor Sustentável. O anúncio foi feito ontem, em Alfândega da Fé, durante as Jornadas Municipais de Empreendedorismo. Cristina Coelho, responsável pelo prémio EDP, afirma que o objectivo é transformar ideias em projectos sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento da região.
“Esta iniciativa tem dois objectivos fundamentais. O primeiro é dar sustentabilidade e uma maior dimensão ao prémio EDP Empreendedor Sustentável. O segundo objectivo é sensibilizar as entidades que estão normalmente no litoral sedeadas, como sendo os bancos e as entidades financiadoras, da importância e da relevância dos nossos projectos empreendedores no Nordeste Transmontano. Já na primeira edição reparamos em duas tendências do empreendedorismo e do investimento na região, uma a redescoberta da agricultura como oportunidade de negócio e a outra toda a fileira do turismo, que são fileiras fundamentais e estratégicas para todo o desenvolvimento da região”, realça a responsável.

A presidente da Câmara de Alfândega da Fé enaltece o contributo desta iniciativa para a dinamização do concelho. Berta Nunes afirma que o gabinete local de apoio ao empreendedor, uma parceria com a EDEP, tem contribuído para fixar mais pessoas na região.

“É muito importante, porque está a permitir que a Câmara, em parceria com a EDP, consigamos acolher todas as pessoas que têm uma ideia de negócio ou que querem criar o seu próprio emprego. Muitas vezes as pessoas têm ideias e até são boas ideias, mas é preciso ajudar a pô-las em prática e tenho a certeza que continuando este trabalho a dinâmica se vai acelerar e é isso que nós precisamos. Precisamos de acreditar e ter persistência e não desistir às primeiras dificuldades, porque depois os resultados acabam por aparecer”, enaltece a edil.

E já há projectos para concorrer à segunda edição do prémio EDP. Tiago Relhas é um jovem empresário que está a apostar na comercialização de plantas aromáticas. Um projecto inovador na região, que representa um investimento de cerca de 300 mil euros.
Já Luís Esteves trocou as telecomunicações pelo negócio do mel. O apicultor está a investir num projecto para aumentar a produção e vê na iniciativa da EDP uma oportunidade para ultrapassar os problemas de financiamento.

“A nossa intenção é uma exploração de plantas aromáticas em Alfândega da Fé. É uma exploração nova na região e optamos por esta via por achar que é bastante atractiva e que é uma zona bastante interessante para este tipo de produção”, realça o jovem empresário.
“é um sonho antigo, só que eu agora já não conseguia conciliar as duas coisas e optei pela apicultura. Desde criança que eu tenho abelhas. Neste momento tenho 350 colmeias e o meu objectivo não tem fim, posso chegar até às mil colmeias”, salienta Luís Esteves.  

A agricultura foi o tema dominante em Alfândega da Fé. As jornadas vão continuar até ao final do mês em Miranda do Douro, Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo e Mogadouro.
Escrito por Brigantia www.brigantia.pt

Sem comentários: