sexta-feira, 1 de março de 2013

AVISO AOS EMPREENDEDORES: do Douro para a China

Investidores chineses à procura de negócios


Mais de 50 empresários da China vieram a Por­tugal procurar parceiros de negócios para im­portar para o mercado chinês. Alimentos e pro­dutos biológicos estão a caminho.

Uma comitiva de 55 empresá­rios chineses esteve em Portu­gal este fim-de-semana, à procu­ra de parcerias de negócio com investidores portugueses. Os chineses, que participaram numa conferência para investi­dores do eixo Portugal, Macau e Guangdong, vieram integrados numa comitiva mais alargada, de 200 empresários que visita­ram o país a propósito do Salão Internacional do Sector Alimen­tar e Bebidas (SISAB).

O encontro do fim de semana no Hotel Fontana Park, em Lis­boa - organizado pela recém-criada Associação de Jovens Empresários Portugal-China (AJEPC) -, serviu para encontrar pontos de contacto e plataformas entre empresários, sobretudo do sector alimentar. Mas também trouxe investidores ligados à farmácia, interessados em importar medi­camentos directamente do país, e das novas tecnologias. No total, são 200 bolsas de contactos esta­belecidas entre os dois países.

K.U. Cheang, dono de um gran­de supermercado em Macau, foi um dos empresários a fomentar relações em Lisboa. Foi a tercei­ra vez que veio ao país e adora os produtos lusos, apesar de consi­derar «os portugueses mais ve­lhos um pouco lentos». «Mas isso mudou com as novas gera­ções», sublinha.

Filho de um funcionário públi­co que trabalhava para o Gover­no de Macau, o importador está interessado, sobretudo, na gastronomia portuguesa, que conheceu enquanto crescia. «Adoro a vos­sa comida», garante entusiasma­do, anunciando que o seu objecti­vo é divulgar a gastronomia por­tuguesa por toda a China e «torná-la popular», através da cadeia de supermercados que está a abrir por cidades de todo o país.

Está interessado, maioritariamente, em importar vinho tinto português «que é excelente», em objectos de arte lusa e em produtos alimentares, como sal­sichas e tmtras conservas, hoje pouco utilizadas na gastronomia chinesa.

Protocolo para vender produtos lusos na China

Foi através de Alberto Carvalho Neto, presidente da AJEPC, que o empresário soube da possibili­dade de importar produtos lusos. «Estabelecemos já um protoco­lo para ter produtos portugue­ses, como azeites, vinhos e con­servas em todos os seus super­mercados», refere o empresário, que é produtor de azeite biológi­co em Trás-os-Montes e já expor­ta para a China.

Alberto Carvalho Neto tem-se desdobrado em contactos e via­gens à China, «para mostrar os produtos portugueses» e «estabelecer relações». Os chineses «têm uma forma diferente da nossa de fazer negócio, por isso temos mesmo de dar-lhes a provar os produtos e mostrar o máximo que pudermos», expli­ca o responsável.

Com esse objectivo, em Lisboa, estiveram vários produtores bio­lógicos da Interbio, naquela que foi a sua primeira participação num evento deste género. Ange­lo Costa explica porquê: «Não te­mos escala para produzir em grandes quantidades, mas te­mos para determinados ni­chos», diz, acrescentando que es­pera colocar produtos como vi­nhos biológicos e azeites em cadeias especializadas. «Se os importadores conhecerem os nossos produtos é muito mais fácil», acredita. E é nesse objec­tivo que a AJEPC é fundamental:«Para estabelecer parcerias e servir de ponte entre os em­presários dos dois países. A associação mostra o caminho», explica Alberto Neto.


2013-03-01 10:35

Sónia Balasteiro, Sol


Para ligação directa ao mercado chinês podem contactar-nos SPA Consultoria (www.spa.pt) ou a EMCODOURO S.A. (www.emcodouro.com) empresa de exportação de produtos do Douro.


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