terça-feira, 19 de março de 2013

INICIATIVA +EMPRESAS

A +EMPRESAS é uma iniciativa do Ministério da Economia e Emprego, enquadrada no Programa Estratégico para o Empreendedorismo e a Inovação (Programa +E+I), que ambiciona uma sociedade mais empreendedora que se traduza numa base alargada de empresas inovadoras e com forte componente exportadora.

OBJETIVO
O objetivo desta iniciativa passa por facilitar o acesso dos empreendedores aos instrumentos disponíveis mais adequados às várias fases do ciclo dos seus projetos. Para o efeito, a iniciativa pretende promover o empreendedorismo qualificado, potenciando a criação de novas empresas e acelerando a sua disseminação através da disponibilização, de forma integrada, de instrumentos de financiamento dirigidos aos empreendedores para as várias fases do ciclo de vida das empresas startups (até 3 anos), desde a fase inicial do projeto, passando pelo arranque da empresa e o seu desenvolvimento.

INSTRUMENTOS DISPONIVEIS

A iniciativa +Empresas agrega as seguintes medidas:

A - Passaporte para o Empreendedorismo

Promoção do empreendedorismo qualificado, através da disponibilização da ‘Bolsa do passaporte para o empreendedorismo’, no montante de 691,70 euros/mês, para desenvolvimento de um projeto empresarial. Esta bolsa permite incentivar projetos de elevado potencial que ainda se encontrem na fase da ideia.

São destinatários desta medida: jovens até aos 30 anos, licenciados há menos de 3 anos; jovens até aos 30 anos, com licenciatura, mestrado ou doutoramento, e inscritos nos centros de emprego há mais de 4 meses; e jovens até aos 34 anos, detentores de mestrado ou doutoramento.

B - Vale Empreendedorismo

Consiste num vale de 15.000 euros para apoiar de forma simplificada a aquisição de serviços de consultoria e de apoio à inovação e ao empreendedorismo por parte de PME, para resposta a necessidades específicas da empresa, no sentido do aumento da sua competitividade.

São destinatários desta medida empresas criadas há menos de um ano que se proponham desenvolver uma atividade por si considerada repetível (ou seja, os processos básicos podem ser repetidos mantendo o mesmo nível de produtividade) e escalável (isto é, possibilidade de crescimento de vendas sem um crescimento proporcional de recursos).

C - Programa de Ignição

Trata-se de fundos recorrentes de 20 milhões de euros geridos pela Portugal Ventures. O Programa de Ignição facilita o acesso de projetos inovadores de base tecnológica a capital semente.

Dirige-se a projetos nos setores das Tecnologias de Informação e de Comunicação, Eletrónica e Web; Ciências da Vida; Recursos Endógenos, Nanotecnologia e Materiais.

D - Medida de Apoio à Contratação de Trabalhadores por Empresas Startups

Trata-se de um incentivo à contratação por empresas start ups, através do reembolso da Taxa Social Única (TSU) até determinados montantes máximos, a fim de aumentar a competitividade das start ups por via da diminuição dos encargos com recursos humanos.

Podem beneficiar deste incentivo empresas criadas há menos de 18 meses e com menos de 20 trabalhadores. O valor do incentivo varia consoante a contratação seja a termo ou sem termo e o trabalhador contratado seja ou não desempregado.

E - SI Inovação - Empreendedorismo Qualificado

Consiste no apoio a projetos de investimento de criação de empresas e atividades nos primeiros anos de desenvolvimento, que sejam dotadas de recursos qualificados ou que desenvolvam atividades em setores com forte dinâmica de crescimento.

É dirigido a empresas com projetos que contribuam para o aumento da qualificação dos recursos humanos, fixando-se um limite mínimo de 10%, no caso das empresas de micro e pequena dimensão, e de 15%, no caso das empresas de média dimensão, para o peso, no pós-projeto, dos trabalhadores com nível de qualificação igual ou superior a V.

Para mais informações, visite a página: http://www.ei.gov.pt/+empresas/index/

Sem comentários: