quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Produção animal: valorização e comercialização



Este ano, a parceria de desenvolvimento do Programa EDP Empreendedor Sustentável, junta-se ao movimento global de empreendedorismo “GLOBAL ENTREPRENEURSHIP WEEK” com a realização das Jornadas em Mogadouro. Foi escolhido mais um tema “tabu”- a produção animal. Depois do tema “Agrupamentos e cooperação” em Alfandega da Fé, a valorização e comercialização da produção animal é uma necessidade para o planalto mirandês e assume redobrada pertinência na conjuntura nacional atual.


Na verdade, a produção animal deveria ser considerada uma atividade estratégica para o país nomeadamente quanto à sua sobrevivência. É grave quando sabemos que toda a produção de bovinos na nossa região chegaria somente para alimentar a nossa população durante uma semana. Como isto pode ser possível quando temos uma conjunto substancial de raças autóctones significativo. No planalto de Mogadouro praticamente toda a produção de leite foi extinta e a produção de carne de bovino está espartilhada entre os integradores/matadouros e os circuitos de comercialização.

Nestas Jornadas foi solicitado aos parceiros de conteúdos que nos apresentem estudos, trabalhos ou iniciativas de valorização e comercialização desta produção. Constatámos que, realmente, existem muito poucos trabalhos e iniciativas nesta problemática. Parece uma inevitabilidade a extinção da produção animal no nosso território e a compra massiva a preços muito mais baixos à vizinha Espanha. Recusamos esta inevitabilidade exatamente por ser uma necessidade para a região e o país. E onde existe necessidade, existe obrigatoriamente oportunidade de negócio. É nesse sentido que dia 15/11 será abordado este tema com a ajuda das nossas universidades, da DRAPN, empresas e financiadores. Não falte.

Sem comentários: