terça-feira, 20 de novembro de 2012

Turismo: natureza, cultura e gastronomia, Macedo de Cavaleiros, 22/11/2012


"O turismo rural representa 40 milhões de euros por ano, mas há um crescimento muito grande. Anualmente tem havido um crescimento de 3,5 % de empresas a entrarem no sector do turismo rural e um crescimento de 4,5 % no número de postos de trabalho", disse José Albuquerque, Secretário de Estado da Agricultura. "Aquilo que é hoje 40 milhões de euros, poderá ser muito mais no futuro, para além de não estarem aqui contabilizadas as atividades colaterais, como a venda nos mercados locais, o escoamento da produção nas próprias unidades de turismo rural e a promoção da imagem de Portugal no estrangeiro", acrescentou.


Na nossa região, o turismo é definitivamente uma oportunidade de empreender para um desenvolvimento sustentável. Mesmo porque o turismo vive de exclusividade, da potencial vivencia de experiencias diferentes. E nada melhor do que um território com agricultura, com uma gastronomia genuinamente tradicional, com uma paisagem e natureza cuidada e das mais belas do mundo e uma cultura ancestral e viva.


Nas Jornadas de Macedo de Cavaleiros dia 22/11, esta fileira será abordada especialmente numa perspetiva de exploração de oportunidades e estratégias para mercados internacionais que acelere a dinamização da fileira com investimento nos produtos estratégicos para o turismo: “Turismo de natureza”, Touring cultural e paisagístico” e “Gastronomia & Vinhos”. Este evento conta com a participação especial do “Turismo Porto e Norte de Portugal”.

Sem comentários: